
Andebol Feminino: 15º Título para o Madeira SAD
Terminou o campeonato nacional feminino 2020/21 marcado pelas sucessivas interrupções pelos motivos relacionados com a pandemia. A partir de Março começaram-se a jogar jornadas duplas semanais, sendo feitas só em maio 10 jornadas.
Nem tudo foi mau com a pandemia. Em 2020/21 pudemos assistir à chegada de um verdadeiro campeonato de todos contra todos a duas voltas numa fase única, com 26 jornadas, que veio substituir o imprevisível e injusto playoff.
O campeonato foi emocionante e só foi decidido na última jornada tanto na decisão do título em que 3 clubes partiam com a mesma pontuação e qualquer um deles podia ser campeão, com o Madeira SAD a ser o favorito pois apenas dependia de si próprio, como na luta pela manutenção.
O Madeira SAD foi campeão com toda a justiça, já que foi o mais regular ao longo da época, a equipa mais concretizadora com 772 golos e a que apresentou o maior diferencial entre golos marcados e sofridos mais 197, conquistando pela 15ª vez o título nacional. O Alavarium terminou na 2ª posição com a mesma pontuação das madeirenses depois de liderar por várias jornadas a competição. O pódio ficou completo com o 3º lugar do SL Benfica, a 2 pontos das campeãs e que teve a defesa menos batida da prova, 511 golos.
Surpreendente foi a 4ª posição do ARC Alpendorada, a sua melhor classificação de sempre, a 10 pontos do duo da frente, mas com mais 5 do que o Colégio de Gaia, 5º classificado e último campeão nacional em 2018/19, já que na época passada o campeonato foi suspenso a meio da temporada.
CS Madeira no 6º lugar, ABC Braga 7º, Juve Lis 8º, Maiastars 9º e CA Leça 10º ficaram separados por apenas 4 pontos.
Na luta pela descida, o Assomada já tinha o destino traçado há algumas jornadas, a que se veio juntar na última jornada as maiatas do Santa Joana, com SIR 1º Maio e o S. Pedro do Sul a safarem-se à justa.
Constança Sequeira do Santa Joana foi a melhor marcadora da competição com 207 golos, o que perfaz uma média de 8 golos por jogo, em 2ª ficou Carolina Monteiro do Alavarium com 180 golos, seguidas na 3ª posição pela brasileira do S. Pedro do Sul Bruna Dias e por Sara Barbosa do ARC Alpendorada ambas com 160 e no 5º lugar posicionou-se Diana Oliveira do Alavarium com 141.
A lista de campeãs nacionais atualizada ficou assim:
Madeira SAD 15 títulos, SL Benfica 7, Sports Madeira 4, AC Alavarium 3, Colégio de Gaia 3, CDES Gil Eanes 2, Ginásio do Sul 2, GDL Oeiras 2, Liceu Maria Amália 1, CD Torres Novas 1, Almada AC 1, Académico Funchal 1 e AD Oeiras 1.
Texto: Paulo Pedroso
Foto: FAP
Anexos:
Data de publicação: 2021-06-15

Comentários
-
De momento esta notícia não tem comentários à apresentar.