
Tricolores, uma história de superação constante
A ADR Aveleda é um caso de surpreendente sucesso e que este fim-de-semana atingiu mais um feito histórico ao conseguir a qualificação para a fase de campeão da 1ª Divisão AF Porto.
A formação lousadense iniciou o seu trajeto nas competições amadoras da AFALousada em que se estruturou e criou bases de crescimento sustentável aliado à forma organizada e à convicção dos seus dirigente e apaixonados adeptos.
Após integrar a AF Porto a formação da ADR Aveleda cedo mostrou toda a sua organização interna e competência desportiva e rapidamente subiu ao patamar da 1ª divisão distrital. Após quatro épocas a competir nesta divisão o emblema tricolor conseguiu um inimaginável feito de estar entre as 4 melhores equipas da 1ª Divisão, que lhe irá valer certamente o acesso à Divisão Honra, exceto alguma reformulação ou algo administrativamente que não permita a subida.
Depois da vitória em Torrados em que a equipa liderada por Armando Cardoso garantiu a 2ª posição da série 2, que lhe vale estar na disputa pelo titulo distrital, numa época em que a regularidade foi-lhe dando o caminho para o sonho, que no passado domingo se concretizou perante os muitos aficionados e apaixonantes adeptos.
Uma equipa com atletas sem qualquer ajuda de custo e puramente amadora, alcançou o que outros emblemas vizinhos no inicio da temporada afirmaram como objetivo, mas foi o Aveleda que dentro das suas possibilidade e capacidades conseguiu um tremendo feito.
A jogar num pelado e com muitas contrariedades de estruturação que foram esbarrando em questões politicas, que demoraram a ser afirmadas e concretizadas, mas mais uma vez valeu a "carolice" dos apaixonados tricolores para fazer face a algumas injustiças e a conseguirem hoje, ter um recinto desportivo apesar de pelado com boas condições, não as perfeitas para o patamar seguinte competitivo. O Aveleda com a chegada à divisão Honra poderá ter de tomar opções decisivas, uma delas é abdicar de jogar no campo das Fontelas e ter de ir para um recinto sintético, algo que até poderá hipotecar a vontade de integrar a divisão Honra da AF Porto.
Os próximos meses muitas decisões terão de ser tomadas pela estrutura da ADR Aveleda face ao futuro, uma vez que as normas regulamentares poderão obrigar a ADR Aveleda a ter que inscrever equipas de formação na próxima época, algo inexistente atualmente.
As próximas semanas e meses ditarão quais os caminhos que o Aveleda irá seguir, mas a certeza que o feito até aqui alcançado ninguém lhe tira.
Texto: Luís Leal
Foto: ADR Aveleda
Anexos:
Data de publicação: 2023-05-11

Comentários
-
De momento esta notícia não tem comentários à apresentar.