
CONCLUÍDAS COMPETIÇÕES SENIORES COM DIREITO A SUBIDAS
A Associação Futebol do Porto à semelhança do que decidiu a Federação Portuguesa de Futebol, deu por concluídas as competições na presente época 2019/2020, definindo que os clubes em lugar de subida irão mesmo subir de divisão quer no futebol quer no futsal, masculino e feminino na qual não haverá lugar a despromoções.
Nos escalões máximos do futebol e futsal de caso de não subida (Divisão Elite) ao Campeonato de Portugal ou 2ª Divisão Nacional respetivamente, as competições irão sofrer alterações no número de equipas nessas divisões. Ainda não é conhecido o que acontecerá aos emblemas melhores classificados na divisão máxima quer no futebol quer no futsal.
COMUNICADO
Como é do Vosso conhecimento, em 2.04.2020, foi renovada a declaração de estado de emergência, com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública pela pandemia da doença COVID‐19. Prolongar‐se à até dia 17 de Abril, sem prejuízo de novas renovações que já se perspetivam.
Nessa linha, por comunicado de hoje, a Federação Portuguesa de Futebol considerou estar impedido o normal decurso das competições, e deu por concluídas, sem vencedores, todas as suas competições seniores que se encontravam suspensas, não atribuindo títulos nem aplicando o regime de subidas e descidas.
A Federação Portuguesa de Futebol, em estudo com as associações distritais e regionais, encontra‐se a analisar de que forma serão indicados os dois clubes que acedem à II Liga de futebol, bem como os representantes de Portugal na Liga dos Campeões de futebol feminino e de futsal masculino.
Por comunicado de 28.03.2020, a Associação de Futebol do Porto já determinou dar por concluídas as competições de todos os escalões jovens de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas.
Nessa sequência determinou que, nesses escalões, subirão à divisão superior os Clubes que se encontrarem nos lugares de acesso (ou seja classificados nos primeiros lugares) na data em que foi determinada a suspensão das provas (10 de Março de 2020), não havendo, consequentemente, descidas. Se no escalão de topo superior não ocorrerem subidas para o nacional, excecionalmente o último escalão sofrerá o aumento necessário para inclusão dos clubes devidos, situação que será corrigida na próxima época.
Posto isto:
A) A Associação Futebol do Porto, na preocupação de proteção que nos motiva face à pandemia que nos consome pelo que, neste contexto, não deixará de permanecer esperançosa mas prudente e protetora.
B)Nessa medida, e conforme já perspetivado, a Associação de Futebol do Porto dá por concluídas todas as competições seniores (futebol, futsal e feminino). Em igualdade de circunstância com o já determinado nos escalões jovens, subirão à divisão superior os Clubes que se encontrarem nos lugares de acesso (ou seja classificados nos primeiros lugares) na data em que foi determinada a suspensão das provas (10 de Março de 2020), não havendo, consequentemente, descidas. Se no escalão de topo superior não ocorrerem subidas para o nacional, excecionalmente, este escalão, sofrerá o aumento necessário para inclusão dos clubes devidos, situação que será corrigida na época seguinte.
C) Como já se referiu, a Associação de Futebol do Porto, como sempre em sã colaboração e desportivismo, continuará a envidar esforços em conjunto com todas as Associações congéneres e com a Federação Portuguesa de Futebol, que têm mostrado em todos os momentos um grande sentido de responsabilidade, de solidariedade e de compreensão, o que realçamos com muito agrado, para serem definidos, a título excecional, os moldes em que decorrerão as competições nacionais não‐profissionais na época 2020/21.
Por último, uma mensagem de força e coragem para que todos consigam ultrapassar, com Saúde, esta dura etapa das nossas vidas!
Data de publicação: 2020-04-08

Comentários
-
De momento esta notícia não tem comentários à apresentar.