
AF Aveiro já definiu reestruturação das competições Futebol e Futsal
A Associação de Futebol de Aveiro tomou medidas inéditas relativamente à reestruturação das competições da próxima época nas competições seniores quer no futebol quer no futsal.
Em reunião por videoconferência com os clubes o presidente da AFA Arménio Pinto realçou que a subida dos clubes que se encontravam em lugares de subida a quando da suspensão “traz menores impactos financeiros e maior objetividade nas decisões, para além de um mínimo de justiça desportiva possível”
No futebol a reformulação foi pensada a 3 anos, na qual com as não descidas o Campeonato SabSeg será alargado de 18 para 22 equipas, subindo as 4 equipas em lugar de promoção (Fermentelos, Vista Alegre, Alvarenga, LAAC). Caso seja promovida uma equipa ao Campeonato de Portugal subirá o 5º Classificado da 1ª divisão (Paços Brandão). O Campeonato será dividido em duas series com 11 equipas cada, que depois irão disputar a fase de apuramento de campeão as 4 primeiras de cada serie.
A 1ª divisão também terá o alargamento, com a formação de duas series com 11 equipas cada, e serão apurados ao campeonato de SabSeg os dois primeiros de cada série.
A 2ª divisão distrital será disputados por 28 equipas divididos em duas series de 14 equipas cada, e sobem à 1ª divisão os dois primeiros de cada serie e o melhor terceiro das duas series, que será encontrado em jogo entre os dois terceiros classificados de cada serie.
Na época 2021/2022 o Campeonato SabSeg volta ao formato normal, a 1ª divisão continua com duas series, com 13 equipas cada, e a 2ª divisão manterá o formato da época 2020/2021.
Só em 2022/2023 a quando do Campeonato SabSeg estiver com 16 equipas dá-se por concluída a reestruturação.
No futsal o campeonato da 1ª divisão será composto por 18 equipas, na qual ficam as mesmas da época 2019/2020 mais as 4 equipas que sobem da 2ª divisão. A 1ª Divisão será dividida em duas series e os três primeiros classificados de cada serie apuram-se para o apuramento de campeão e subida à 2ª divisão nacional, enquanto os restantes irão disputar a manutenção. A 2ª divisão distrital será disputado por 12 equipas e sobem os dois primeiros classificados.
Na temporada 2021/2022 a 1ª divisão voltará ao formato de 14 equipas, enquanto a 2ª divisão terá 16 equipas.
Texto: Redação com informações recolhidas no canal AFA TV.
Data de publicação: 2020-04-24

Comentários
-
De momento esta notícia não tem comentários à apresentar.