1º MAIO FIGUEIRÓ CELEBRA BODAS DE OURO
O 1º de Maio Figueiró festeja, esta sexta-feira, o seu 50º aniversário com os olhos postos num futuro incerto, mas com uma história brilhante. Proveniente de um movimento de jovens, ligado à Igreja, a associação atravessou diversas lutas por causa da causa da ditadura de Salazar. No início da década de 70, este grupo com cerca de 40 elementos e com o apoio do pároco António Vieira, criou a Biblioteca de Figueiró. Assim, surgiram as primeiras iniciativas de carácter cultural, associativo e desportivo.
Os amigáveis com as freguesias vizinhas decorriam num pelado nas Albergadas e, mais tarde, no lugar da Boavista. Nos tempos que se seguiram, com imensos obstáculos pela frente, o clube vingou contra todas as expectativas e, nos dias de hoje, é um exemplo. A viragem para o século XXI quis evidenciar um 1º de Maio Figueiró determinado a atingir novos voos. Competiu nos míticos amadores da AF Porto (com feitos incríveis e classificações honrosas) e no futebol popular até regressar aos distritais na temporada 2014/2015. Dentro das 4 linhas, os resultados desportivos não têm sido o pretendido, mas fora delas, as provas estão à vista.
A construção da bancada central, do bar e espaços adjacentes, entre 2018 e 2020, foram desígnios urgentes que foram superados pela Comissão Administrativa liderada por Pedro Silva. Contra um mar de vicissitudes, conseguiram o objetivo de dar mais condições aos seus atletas (um universo de 200 praticantes), dentro dos parcos recursos disponíveis. Foram inclusive realizados peditórios, porta a porta, para angariar alguns meios financeiros para fazer face a estas exigências.
A ligação com a autarquia, tem dado frutos e é vista como um dos poucos caminhos para concretizar os diversos projetos de futuro. A necessidade urgente em modernizar ainda mais o Complexo Desportivo Luís Portos (onde se insere a ambição de um sintético) é a próxima meta a atingir. Neste dia histórico para a coletividade, com festejos/iniciativas comemorativas canceladas devido à Covid-19, há um processo eleitoral em curso, sem listas apresentadas.
Texto Redação / Informações retiras de publicações do clube
Data de publicação: 2020-05-01
Comentários
-
De momento esta notícia não tem comentários à apresentar.
