
PORTUGAL ESTÁ NO MUNDIAL
No jogo decisivo rumo ao Mundial, Portugal e Itália protagonizam um grande jogo de futsal, perante um pavilhão repleto que se fez ouvir no apoio à seleção nacional. Duas equipas de topo mundial frente a frente, em que à partida uma delas sabia que ficaria de fora em caso de derrota. Portugal numa exibição de gala venceu por 4-1 e está no Mundial.
Relativamente ao jogo, Portugal entrou no seu sistema habitual de 3:1, enquanto a equipa da Itália em 4:0. Inicio de jogo equilibrado com as equipas a alterarem de sistemas nas substituições dos seus elementos iniciais, uma constante ao longo do jogo.
A primeira grande oportunidade, Tiago Brito depois de uma livre estudado a rematar para grande defesa de Mammarella. Aos 7 minutos Portugal fica a reclamar mão do defensor Italiano dentro da área, os árbitros mandaram jogar. Como resposta duas excelentes oportunidades para Portugal aos 9 minutos, primeiro Cardinal para defesa de Mammarella e depois Ricardinho a atirar ao poste com a bola caprichosamente a bater nos dois ferros e a não entrar. Infelicidade para Portugal que começou a fazer lembrar o desperdício dos jogos anteriores. Portugal estava por cima e Alessio Musti a pedir pausa técnica.
Aos 11 minutos, golo de Portugal, reposição lateral rápida de Ricardino para a ala contrária e Bruno Coelho a servir Fábio Cecílio que fez o 1-0. Fábio Cecílio depois do golo teve nos pés o segundo, perdeu o tempo do remate, depois de conseguir ultrapassar dois adversários italianos. O jogo entrou numa fase com Portugal mais na contenção, enquanto, a Itália mais subida, com aposta na esquerda do ataque, em que Merlim no 1x1 procurava romper ou puxar para dentro para o remate, era o elemento mais forte dos Italianos.
Aos 16 minutos novo golo de Portugal, tudo igual ao primeiro, reposição de Ricardinho, desta vez direto para a Baliza, Mammarella ainda defendeu, a bola sobrou para Pany Varela que tirou o adversário do caminho e perante o guardião italiano fez o 2-0 com frieza.
Reação da Itália com Portugal a baixar o seu bloco, que permitiu à Itália explorar a meia distância em que André Sousa esteve sempre atento. Portugal vencia ao intervalo com justiça por 2-0.
Na segunda parte a equipa de Jorge Braz entrou pressionante. Ricardinho atitou ao lado, logo no segundo minuto, boa jogada coletiva de Portugal, que mandava no jogo, sempre muito alegre e criativo na posse de bola.
A partida entrou numa fase de maior equilíbrio, com as equipas a procurarem espaços e desequilíbrios, mas as defensivas estavam num período que conseguiam fechar os caminhos. Jogo intenso e bem jogado, duas equipas a darem tudo, estavam decorridos 9 minutos do segundo tempo.
Grande jogada de Bruno Coelho, slalom da defesa até ao ataque. A Itália subida na marcação individual a não conseguir acompanhar a velocidade da equipa das quinas.
Alessio Musti a apostar no 5x4 (1:2:2) aos 33 minutos, mas a defensiva portuguesa esteve muito intensa e solidária, apoiada por um publico excecional que ajudou Portugal a defender. Os transalpinos lentos na posse e com poucas soluções, muito pelo bloco bastante rápido a vascular e a fechar todos os caminhos.
No último minuto tudo a ficou decidido, expulsão de Merlim a travar Ricardinho quando este estava sozinho para finalizar. Portugal com mais um foi uma questão de segundo, Ricardinho a fechar o jogo numa jogada que passou por toda a equipa.
O 4-0 surge novamente por Ricardinho, recuperação e sozinho perante a Itália subida foi só colocar na baliza. PORTUGAL ESTÁ NO MUNDIAL.
A Itália de livre ainda reduziu para 4-1 por Romano, faltavam 11 segundos para o final.
Vitória justíssima de Portugal que vence esta Ronda de Elite e garante a presença direta no Mundial. O publico presente na Póvoa do Varzim foi em crescendo no apoio a Portugal ao longo dos jogos, mas nesta “final” foi sem dúvida uma ajuda motivacional para a equipa das quinas. Parabéns Portugal.
Texto: Luís Leal
Foto: Federação Portuguesa de Futebol
Data de publicação: 2020-02-02

Comentários
-
De momento esta notícia não tem comentários à apresentar.