×
Segue-nos!
  • AD Lousada Hockey vence Supertaça

    supertaça
    Ver Mais
  • Portugal volta a sagrar-se Campeão Europeu

    HÓQUEI EM PATINS
    Ver Mais
  • Aparecida FC faz triplete

    FUTEBOL | AF PORTO
    Ver Mais
  • De Lousada até Roma por uma causa solidária

    SOLIDERIEDADE
    Ver Mais
  • Artem Nych volta a ser o "Rei" da Volta a Portugal

    CICLISMO
    Ver Mais
  • Lustosa abriu com chave d`ouro campeonato Supercross

    SUPERCROSS
    Ver Mais

A CONTROVÉRSIA DAS SUBIDAS DE DIVISÃO NA AF PORTO

A Associação Futebol do Porto em comunicado publicado, ontem (8 abril 2020), deu por concluídas as competições seniores nas provas de futebol, futsal e feminino, na mesma circunstância com o que aconteceu com os escalões de formação, “Associação de Futebol do Porto dá por concluídas todas as competições seniores (futebol, futsal e feminino). Em igualdade de circunstância com o já determinado nos escalões jovens, subirão à divisão superior os Clubes que se encontrarem nos lugares de acesso (ou seja classificados nos primeiros lugares)”.

Na referência entende-se que os clubes posicionados em lugares de subida, sobem para a divisão superior. No futebol, considera-se os lugares de subida os dois primeiros, de cada série, de cada divisão, que disputam depois o título de campeão entre si. (Divisão Elite, Divisão Honra, 1ªDivisão e 2ª Divisão),   

No caso do futsal os formatos competitivos são distintos, cada divisão (Elite, Honra e 1ª Divisão) disputam uma fase regular que irá apurar os classificados para disputar o título de campeão. Na Divisão Elite ficam apurados os 8 primeiros para o play off (eliminatórias) e que definirá quem é o campeão e sobe ao nacional da 2ª divisão. Divisão Honra ficam apurado os 6 primeiros para uma segunda fase de todos contra todos, em formato de campeonato, em que se apura o campeão e subida à Divisão de Elite. Na 1ª Divisão são apurados 6 clubes, o 1º classificado de cada uma das 4 séries e os dois melhores segundos das 4 séries, para em formato de campeonato encontrar o campeão e subida à Divisão de Honra.

Nota para o número de vagas nas subidas serem dependentes dos clubes que descem da 2ª Divisão Nacional, que vai influenciar os lugares de subida de cada divisão distrital, pelas vagas deixadas de quem desce e quem sobe.

Na data da suspensão das provas as competições ainda não estavam na 2ª fase, sendo que se considera que todos os emblemas posicionados em lugares de disputa de campeão são candidatos a serem campeões. Os mesmos estavam posicionados aquando da suspensão em zona de disputa para eventual subida, igualmente como acontece com os escalões de formação. Assim se entende que a definição em comunicado se aplica igualmente.

O comunicado refere que não haverá consequentes descidas nas diferentes divisões e competições, entende-se que a aplicação é a todas as divisões e séries das diferentes competições.

Nas competições femininas aplica-se as mesmas normas, sendo que no caso do futsal, única competição sénior feminina, não existe subidas e descidas por ser apenas uma divisão (Divisão Elite), uma vez que o campeonato de Promoção não dá direito a subida de divisão.  

Recentes notícias prestadas pela fonte da AF Porto ao Zerozero.pt. davam como informação que no futsal sénior e formação não eram garantidos os lugares de subida, apenas o campeão subia, uma vez que apenas estavam garantidas as qualificações para a fase de apuramento

É contraditório o Comunicado da AF Porto com as informações prestadas posteriormente, segundo o órgão de comunicação, uma vez que refere que as mesmas deliberações de subida são para o futebol e não para o futsal nas mesmas circunstâncias.

Conclui-se que aplicação deverá ser abrangente ao futebol e futsal, face ao comunicado emitido e não restritivo apenas ao futebol, na qual os lugares de subida são todos aqueles em que os clubes a quando da suspensão estavam posicionados na disputa de campeão e correspondente subida.  

Certamente, muita tinta irá correr até que a definição final a ser aplicada e os seus critérios tendo em conta a verdade e igualdade desportiva.

Texto: Luís Leal

Partilhar

Data de publicação: 2020-04-10

Outras Noticias

Comentários

  • De momento esta notícia não tem comentários à apresentar.

Deixe um comentário