
AF Vila Real mistura futebol e futsal feminino na mesma competição
A Associação Vila Real irá criar na próxima época uma competição Sub 15 em futebol feminino e futsal feminino onde poderão integrar atletas dos 10 aos 17 anos, onde irá englobar as duas vertentes na mesma competição. As equipas escritas jogarão futebol 7 e futsal obrigatoriamente, segundo o organismo pelo impossibilidade de ter equipas suficientes para criar competições separadas. As competições darão apuramento para as Taças Nacionais da Federação Portuguesa de Futebol. Um projeto intitulado "Elas também jogam".
O Presidente da AF Vila Real, António José Silva, refere “face ao crescimento anual de praticantes do género feminino no nosso distrito, este é o momento de a Associação enquadrar também uma oferta competitiva exclusivamente feminina, para idades de formação”.
Já o diretor técnico da AF Vila Real, Carlos Soares, explica “a integração das duas modalidades no mesmo campeonato deveu-se ao facto de ser impossível, nesta fase inicial, criar campeonatos independentes e exclusivos de cada modalidade, com um número de equipas que proporcionasse um número de jogos e durabilidade de competição austados aos objetivos de desenvolvimento do futebol e futsal feminino, sendo que é importante aportar às jogadoras (que normalmente iniciam a prática das modalidades mais tarde que os rapazes), uma diversidade de estímulos importantes para o seu desenvolvimento permitindo lhes praticar as duas modalidades para, mais tarde, poderem optar pela prática da modalidade que mais gostarem ou onde forem mais competentes. Também para os Clubes, a prática das duas modalidades vai permitir perceber qual a modalidade mais ajustada para o desenvolvimento da sua prática desportiva e, quando tivermos possibilidade de criar provas específicas de cada modalidade, cada um pode decidir com mais certeza onde se deve inserir”.
De forma à inscrição dos clubes na competição a AF Vila Real irá promover um conjunto de apoios, nomeadamente ao nível de isenção de pagamento de diversas taxas, à oferta de bolas, ao apoio de pagamento de exames médicos de sobreclassificação e ao acesso a cursos de treinadores a preços mais reduzidos para os treinadores destas equipas.
Texto: Redação
Data de publicação: 2020-08-05

Comentários
-
De momento esta notícia não tem comentários à apresentar.