
AF PORTO | RESCALDO DA 13ª JORNADA
O Paços de Ferreira está cada vez mais isolado no topo da tabela classificativa da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP), isto quando falta apenas o duelo entre Bougado e Bom Pastor, agendado para 8 de Janeiro, para a última jornada da 1ª volta.
A equipa dos “castores” foi impiedosa na receção ao Águas Santas, formação com o melhor ataque da prova, com 65 golos, vencendo por 6-3. Porém, nem tudo foi tão fácil como o resultado final aparenta. Ao intervalo, um autogolo fazia a diferença no placard para os visitantes, após uns primeiros 20 minutos de pouca assertividade dos comandados de Jorge Garrido. Porém, tudo mudou na 2ª parte. Paulo Alves empatou e deu o mote para uma autêntica remontada com expressões demolidoras. Vitinha, outros dos influentes dos pacenses, esteve “com a corda toda” e bisou com 2 golos de rajada. Todavia, um dos tentos mais vistosos do encontro pertenceu a Miguel Quarenta, que assinou desta feita o 4-1. Em suma, os dez minutos iniciais após o regresso dos balneários foi demolidor por parte dos locais, obrigando o técnico adversário ao habitual 5 para 4 para atenuar a diferença. Foi precisamente nesse esquema que o Águas Santas marcou o segundo e reentrou na partida. Na resposta, o Paços foi letal e logo por um dos suspeitos do costume, Xotes apareceu em boa posição e elevou a contagem para 5-2. O encontro subiu de qualidade, com uma ofegante entrega de parte a parte e num rasgo de eficácia, os forasteiros atingem o 5-3. Na reta final, onde tudo podia acontecer, foi o guarda-redes Rúben a bater o seu homólogo, traçando o desfecho final em 6-3, numa 2ª parte apoteótica e com futsal de cortar a respiração. Triunfo avassalador que leva o Paços de Ferreira à liderança incontestável da competição, com 33 pontos, mais três do que o Sangemil, que aplicou a 2ª derrota da época aos lousadenses do Desportivo da Ordem.
Sábado foi, de facto, dia de grandes decisões. Se em Paços, o comandante não claudicou, na Maia, da cimeira de candidatos, saiu um Sangemil que continua imune a qualquer pressão. Os alvinegros receberam e venceram o Desportivo da Ordem por 5-3, num desafio com muita história para contar. Com a moral em alta pelo “massacre” infligido ao Moradores da Granja na ronda anterior, o grupo liderado por Arnaldo Coelho entrou melhor e até se colocou na frente do marcador, graças a um tento da autoria de André Martins. Só que o fator casa, foi capital. Com uma moldura humana significativa (perto de 300 espetadores), o conjunto da casa virou o placard para 2-1, em virtude do bom jogo coletivo evidenciado. A turma lousadense, ousada e com um estilo de jogo mais ofensivo e direto, restabeleceu a igualdade, com uma finalização a cargo de Miguel Tomás. O golo mexeu com a partida, deu-lhe mais intensidade, mais combatividade e foi com justiça que a Ordem obteve a cambalhota no placard, por Rafa Afonso, o homem-bomba e que foi um verdadeiro “pronto-socorro” dentro da quadra. No entanto, a 2ª parte seria de inversão dos papéis. O Sangemil quis mudar o rumo dos acontecimentos, aplicou-se mais e, após o 3-3, revelou índices de eficácia a roçar a perfeição. Aproveitando os erros dos lousadenses, os locais foram estrategas na arte de atacar pela certa e viriam a juntar mais dois golos à conta até ao apito final. Os homens chefiados por José Fernandes destronam o Desportivo da Ordem da vice-liderança, passando a registar 30 pontos, mais três do que os lousadenses.
O Vermoim, terceiro posicionado, também passou com distinção (3-7) na casa do Paredes e já leva 21 pontos. Retorta e Cohaemato viram o seu jogo adiado devido às condições do piso, em virtude da muita chuva que assolou o Norte do País e, neste caso em particular, Matosinhos. Todavia, empolgante foi mesmo o embate entre Gondomar e Fonte da Moura, que terminou com 6-6, no final dos 40 regulamentares.
Quem continua a recuperar de uma forma surpreendente é o Gramidense Infante. Depois de um início de época onde segurou a lanterna vermelha durante várias jornadas, tem pontuado em todos os seus encontros e, neste domingo, foi a Valbom bater o Granja por 2-3 e igualou a formação de Miguel Costa na pauta classificativa. Ambos somam 11 pontos.
Texto: Redação
Data de publicação: 2019-12-17

Comentários
-
De momento esta notícia não tem comentários à apresentar.