
Os favoritos e candidatos? Está aí a nova época. (ANTEVISÃO)
Está aí a nova época do futsal distrital da AF Porto, com o arranque este fim-de-semana da mais importante competição distrital de futsal do país que se espera ser das mais competitivas de sempre. São 16 equipas divididas em duas séries de 8 equipas cada. As primeiras 4 equipas de cada série ficam apuradas para a 2ª Fase de apuramento de campeão/subida e as restantes vão lutar pela manutenção.
SÉRIE 1 A série 1, destacamos como os dois principais favoritos Retorta e Juventude Gaia. O Retorta liderado por José Magalhães procura regressar aos nacionais e com a chegada de alguns reforços escolhidos pelo técnico e a manutenção de alguns atletas nucleares, poderá dizer-se que este Retorta dará tudo por tudo para estar nas decisões e desta vez não claudicar, essa é a aposta declarada. A Juventude de Gaia que na última época desceu dos nacionais ao distrital, manteve praticamente todo o seu plantel e deverá assumir essa ambição de regresso. A sua experiência será uma mais valia mas terá de mostrar o seu favoritismo em cada jogo dentro de campo. A Cohaemato e São Pedro de Fins são sempre apontados como potenciais candidatos, mas as mudanças não permitem encará-los como favoritos, seguir para a segunda fase será um objetivo a concretizar, mais que isso será exceder as perspetivas. O Estrelas Susanenses e com o novo técnico Manel Zé, ambiciona lutar por uma vaga entre as 4 primeiras na 1ª fase, uma ambição que é possível mas que será muito difícil e terá de fazer do fator casa a sua principal arma. Bougado e Vila são duas equipas que têm vindo a crescer no panorama distrital, as equipas apresentam-se numa fase já bem conhecedoras da competição e certamente serão adversários muito complicados principalmente em casa, e com o decorrer do campeonato poderão surpreender e quiçá espreitar um lugar nos 4 primeiros. O Santa Isabel, recém-promovido, vem para a elite e poderá ser uma das surpresas, terá rapidamente se adaptar ao cronómetro e se iniciar bem poderá elevar os índices da equipa para ser uma surpresa de lutar pelos primeiros lugares.
SÉRIE 2 A série 2 é considerada por muitos a mais equilibrada e difícil. Os favoritos principais apontados são Maia Futsal, Meinedo e Miramar Império. O Meinedo que manteve a base das últimas épocas e ainda conseguiu reforçar a equipa de Pedro Sousa que bem conhece esta competição, em casa será um adversário extremamente difícil de bater e é esperado facilmente assegurar um lugar entre os 4 primeiros. O Maia Futsal regressou à distrital depois de uma época na 3ªDivisão, irá apostar as “fichas” todas para voltar às competições nacionais. A aprendizagem dos erros do passado farão certamente um Maia Futsal mais forte e apontado como o principal candidato ao título. O Miramar Império que tem vindo a crescer na sua qualidade ao longo das épocas poderá ser equacionado para se intrometer na decisão final, a maior experiência do plantel na principal competição fazem esperar uma grande época. O Cem Paus também poderia estar englobado como favorito à subida, a maturidade da equipa em campo farão certamente toda a diferença ao longo da época, mas será um adversário a ter em conta e com perspetivas de estar presente na 2ªfase. O Gondomar Futsal de Miguel Marinho é sempre apontado como uma equipa que luta pelos primeiros lugares, mas as últimas épocas foram de altos e baixos longe do esperado. Esta temporada será um adversário difícil de bater mas veremos como a equipa se apresentará na sua regularidade e nos momentos decisivos de cada jogo. O Leça FC e Leixões são dois emblemas que poderão estar muito bem na luta na fase final. Os dois vizinhos de Matosinhos serão sempre um adversário difícil de bater e certamente estarão na disputa pelos lugares de acesso à 2ªfase. O Campeão em título Bom Pastor não será o mesmo da última época, uma debandada no plantel colocam o Bom Pastor como uma incógnita nesta época.
Texto: Luís Leal
Anexos:
Data de publicação: 2022-09-16

Comentários
-
De momento esta notícia não tem comentários à apresentar.