
PORTUGAL INICIA A CAMINHADA DO SONHO MUNDIAL
O sonho de Portugal é ser campeão do Mundo, um objetivo bem definido e assumido por todos da equipa das quinas.
Portugal inicia esta quinta-feira a Ronda de Elite, a última fase de qualificação, para o Campeonato do Mundo de Futsal. Portugal atual Campeão Europeu, joga em casa este último “passo” que lhe permitirá poder estar no principal Torneio do Mundo de seleções.
A seleção orientada por Jorge Braz disputa esta qualificação no Pavilhão Multiusos da Póvoa do Varzim. As seleções adversárias neste Grupo A da qualificação europeia são a Bielorrússia, Finlândia e Itália.
Portugal está na máxima força, com todos os atletas disponíveis e ao mais alto nível. Numa base assente em André Sousa na baliza, os fixos Fábio Cecílio, Erick e João Matos, que se irão revezar ao longo das partidas, os alas Bruno Coelho, Ricardinho, Pany Varela e Tiago Brito serão dos mais desequilibradores, na referência de pivô Cardinal. Portugal deverá apostar em dois sistemas, em 3:1 com Cardinal e em 4:0 sem Cardinal.
Portugal inicia na quinta-feira, a partir das 20H30, frente à seleção bielorrussa, um adversário em que Portugal não poderá facilitar e mostrar todo o seu favoritismo em campo. A Bielorrússia é orientada por Andrei Tolmach, uma equipa muito equilibrada defensivamente e que procura sair rápido em transição. Na Ronda Principal de apuramento terminou sem derrotas, com um empate frente a Itália, acabou por vencer o grupo. Destaque para Anton Gusakov e Sergei Kurkin, sendo que o veterano capitão Aleksandr é uma referência no futsal bielorrusso.
Na sexta-feira (20H30), a equipa nacional portuguesa defronta a seleção da Finlândia, uma das surpresas nesta Ronda de Elite. A equipa orientada por Mico Martic passou na segunda posição e só perdeu com a formação espanhola. As referências são Jukka Kytola e o capitão Panu Antiu, a baliza é ocupada por Antti Koivumaki.
No 3º jogo, Portugal defronta a Itália, no domingo, pelas 17H30. É o duelo mais forte e equilibrado do Grupo A, olhando para ranking de seleções. Os transalpinos são uma seleção forte e que certamente discutirá com Portugal o apuramento. Portugal terá de ter em atenção o jogo direto da equipa orientada por Alessio Musti, em que os brasileiros naturalizados dão muita qualidade. Num jogo em 3:1, a equipa irá recorrer muito à solicitação dos pivôs Marcelinho e Júlio Oliveira, que intervalaram a presença no campo. Na baliza a aposta deverá recair em Stefano Mammarella, mas o destaque principal vai para Merlim. O jogador que representa o Sporting é a maior figura dos Italianos, o ala criativo será uma dor de cabeça constante para a equipa nacional. Cavinato será outra dos perigos que irá andar à solta no campo, em que a sua meia distância dará ao jogador do Sporting uma maior atenção.
Poderá tudo no Complexo Desportivo ao minuto desta Ronda de Elite
AGENDA
30 de janeiro de 2020 | quinta-feira
1.ª Jornada do Grupo A
17h30: Itália - Finlândia
20h30: Portugal - Bielorrússia
31 de janeiro de 2020 | sexta-feira
2.ª Jornada do Grupo A
17h30: Bielorrússia - Itália
20h30: Portugal - Finlândia
02 de fevereiro de 2020 | domingo
3.ª Jornada do Grupo A
14h00: Finlândia - Bielorrússia
17h00: Itália - Portugal
Texto: Luís Leal
Foto: FPF
Data de publicação: 2020-01-29

Comentários
-
De momento esta notícia não tem comentários à apresentar.