
GP PORTUGAL INCERTO NO MUNDIAL MOTOCROSSE EM 2020
Ainda não há «luz verde» para a realização do Grande Prémio de Portugal, a contar para o Mundial de Motocrosse deste ano.
No calendário competitivo revelado esta sexta-feira (3 de julho) pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM), a passagem da elite do motocrosse mundial por Águeda ainda não está confirmada, bem como o Grande Prémio da Rússia, numa formato em que se procurarão concentrar provas consecutivas em áreas geográficas específicas, por forma a maximizar a segurança dos envolvidos.
A ilustrar esta situação estão, desde já, as três provas inaugurais da retoma do Mundial, que serão todas elas realizadas em agosto, com o circuito de Kegums a acolher as emoções do campeonato nos dias 9, 12 e 16. Em fase de confirmação, está também a realização da edição deste ano do Motocrosse das Nações. Inicialmente prevista para o circuito de Ernée, em França, a prova mudará de local, em virtude das restrições severas que proíbem ajuntamentos massivos de pessoas no país. Esperançosa de que a situação pandémica possa estar mais favorável dentro de alguns meses, a FIM espera confirmar a realização deste certame no circuito britânico de Matterley Basin, no dia 27 de setembro.
Já sem a habitual presença portuguesa do transmontano Rui Gonçalves, a «classe-rainha» do campeonato, a MX1, é liderada pelo holandês Jeffrey Herlings (KTM), com 94 pontos, seguido de Tim Gajser (Honda), com 85. Na classe secundária de MX2, a luta pelo primeiro lugar aparenta estar mais equilibrada e com mais gente envolvida, sendo a classificação liderada pelo francês Tom Vialle (KTM), com 87 pontos, a cinco de vantagem sobre o belga Jago Geerts (Yamaha), e a treze do australiano da Husqvarna, Jed Beaton.
Texto: Gonçalo Novais
Foto: BRMX
Data de publicação: 2020-07-03

Comentários
-
De momento esta notícia não tem comentários à apresentar.