×
Segue-nos!
  • AD Lousada Hockey vence Supertaça

    supertaça
    Ver Mais
  • Portugal volta a sagrar-se Campeão Europeu

    HÓQUEI EM PATINS
    Ver Mais
  • Aparecida FC faz triplete

    FUTEBOL | AF PORTO
    Ver Mais
  • De Lousada até Roma por uma causa solidária

    SOLIDERIEDADE
    Ver Mais
  • Artem Nych volta a ser o "Rei" da Volta a Portugal

    CICLISMO
    Ver Mais
  • Lustosa abriu com chave d`ouro campeonato Supercross

    SUPERCROSS
    Ver Mais

Superbikes Portimão em que Jonathan Rea foi "dono" e saiu líder

Foi com uma tripla vitória, em cada uma das corridas e na Superpole Race, que o pentacampeão mundial de Superbikes, Jonathan Rea, saiu do Grande Prémio de Portugal com a liderança isolada da edição de 2020.
O inglês costuma dar-se muito bem na «montanha-russa» de Portimão e a verdade é que o domínio foi avassalador, marcado por duas vitórias sem qualquer contestação, além de ter sido o mais rápido na Superpole, o que lhe vale 136 pontos no campeonato, mais quatro do que o agora segundo Scott Redding, que nunca conseguiu que a sua Ducati Panigale V4 R obtivesse o ritmo da Kawasaki Ninja ZX-10RR do rival. Só na segunda corrida, aliás, é que o campeão britânico em título lograria um lugar no pódio, mais concretamente o segundo, após ter sido sétimo numa primeira manga difícil para ele, e quinto na Superpole.
Bons resultados obtiveram as YZF-R1 da equipa oficial da Yamaha, com o terceiro da geral, o turco Toprak Razgatlioglu, a somar segundos lugares na primeira corrida e na Superpole, e o holandês Michael van der Mark a não falhar o terceiro lugar do pódio nas duas corridas. Com quartos lugares na primeira corrida e Superpole, o britânico Alex Lowes (Kawasaki) estragou o fim-de-semana na derradeira corrida, ao abandonar, candidatos a boas classificações como Chaz Davies (Ducati) ou Álvaro Bautista (Honda) ainda «cheiraram» o pódio na segunda corrida, após prestações algo pálidas na corrida nº1 e na Superpole, e «craques» conceituados como Tom Sykes (BMW), Leon Haslam (Honda) ou Loris Baz (Yamaha) minimizaram perdas pontuais para os da frente, com classificações dentro do «top-10».
Na classe Supersport, começa a perfilar-se um título «cantado» para o italiano Andrea Locatelli que, na sua Yamaha YZF-R6 da BARDAHL Evan Bros., não dá a mínima hipótese à concorrência, e mesmo com lutas aguerridas e interessantes protagonizadas pelo piloto transalpino com os franceses Lucas Mahías (Kawasaki) e Jules Cluzel (Honda) na primeira e segunda corridas, respetivamente, a verdade é que Locatelli bateu os adversários por boa margem e continuou a dar seguimento a um pleno de vitórias que já vai em cinco seguidas. Uma palavra para o italiano Raffaele de Rosa (MV Agusta) e o espanhol Isaac Viñales (Yamaha), terceiros na primeira e segunda corridas, respetivamente.
Por fim, na classe Supersport 300, a luta pelo título promete ficar ao rubro, com cinco pilotos separados na frente por 15 pontos. A primeira corrida seria inteiramente dominada por Kawasaki Ninja 400, com a espanhola Ana Carrasco a ser primeira, o holandês Jeffrey Buis segundo e o britânico Tom Booth-Amos, líder à chegada a Portimão, terceiro. Na segunda manga, os ocupantes das três primeiras posições seriam outros, e o holandês Scott Deroue, também com uma Ninja 400, aproveitaria os abandonos de Carrasco e Booth-Amos para assumir a liderança das Supersport 300, com o triunfo na segunda ronda da luta algarvia. O espanhol Unai Orradre levaria a sua Yamaha à segunda posição, e o terceiro lugar ficou entregue ao japonês Yuta Okaya (Kawasaki).
A quarta ronda do Campeonato do Mundo de Superbikes está marcada para os dias 29 e 30 deste mês, com as três categorias a competirem na primeira de duas passagens pelo Motorland de Aragão, em Espanha.
 
Classificações - cinco primeiros:
SUPERBIKE: 1º Jonathan Rea, 136 pts.; 2º Scott Redding, 132 pts.; 3º Toprak Razgatlioglu, 103 pts.; 4º Alex Lowes, 91 pts.; 5º Michael van der Mark, 82 pts.
 
SUPERSPORT: 1º Andrea Locatelli, 125 pts.; 2º Jules Cluzel, 90 pts.; 3º Lucas Mahías, 62 pts.; 4º Corentin Perolari, 57 pts.; 5º Phillip Ottl, 49 pts.
 
SUPERSPORT 300: 1º Scott Deroue, 67 pts.; 2º Bahattin Sofuoglu, 57 pts.; 3º Unai Orradre, 55 pts.; 4º Ana Carrasco, 54 pts.; 5º Tom Booth-Amos, 52 pts. 
 
Texto: Gonçalo Novais
Foto: Sapo

 

Partilhar

Data de publicação: 2020-08-11

Outras Noticias

Comentários

  • De momento esta notícia não tem comentários à apresentar.

Deixe um comentário