Só para alertar que o melhor ataque não é o clube referenciado, mas sim a JD Aguas Santas com mais 4 golos

Penafidelense Filipe Taniko no Mundial de Enduro
O penafidelense Filipe Taniko e outros cinco pilotos portugueses vão marcar presença, já este fim-de-semana, no arranque do Mundial de Enduro em Requista, na França.
Campeão tanto na classe Verdes 3 como na absoluta desta categoria, Filipe Taniko é um dos 17 pilotos inscritos na classe 4T, em que aparecerá numa Husqvarna numa classe competitiva em que o campeão mundial do ano passado foi o britânico Thomas Ellwood que, na sua Kawasaki, venceu seis corridas na passada temporada.
Com o vice-campeão Robert Riedel de fora dos inscritos, as atenções de 2020 estarão inicialmente centradas no belga Mathias Van Hoof, terceiro da geral do ano passado e vencedor das duas corridas do Grande Prémio da França, que fechou a temporada no circuito de Ambert.
As atenções do enduro português estarão muito apontadas à classe 2T, onde a possibilidade de ver a bandeira nacional içada no pódio é grande. De entre os dez inscritos, quatro são pilotos lusos, e entre eles está precisamente o campeão mundial da categoria, Gonçalo Reis. Depois de uma temporada absolutamente magistral em 2019 com a sua Gas Gas, o piloto da Cais Motor apresenta-se com uma KTM em 2020, e liderará um contingente português formado pelas duas Beta da Moto Espinha tripuladas por Gonçalo Sobrosa e Ricardo Wilson, e pela Husqvarna da equipa Bomcar, de Frederico Rocha.
Depois de uma temporada passada em que conseguiu andar perto do «top-10», Tomás Clemente dá continuidade ao seu percurso na classe Youth com a KTM da Racespec, e terá pela frente 19 adversários, entre os quais sobressaem à partida as Husqvarna do italiano Claudio Spanu e do espanhol Sergio Navarro, e a TM do francês Nathan Bererd, numa categoria em que as agradáveis surpresas estão sempre a aparecer.
As «classes-rainhas» do Mundial (Enduro 1, Enduro 2 e Enduro 3) não terão, contudo, portugueses entre os inscritos, mas é precisamente aqui que se encontram os grandes «craques» da modalidade. Depois de um domínio categórico em 2019, a equipa oficial da Beta volta a colocar em pista o campeão mundial absoluto Bradley Freeman e o seu compatriota britânico Steve Holcombe, campeão mundial em título na classe Enduro 3. Terceiro na geral absoluta do ano passado, o também britânico Daniel McCanney tentará dar à Honda o título de pilotos na classe Enduro 2, na qual encontrará a dura oposição do seu antigo colega de equipa e campeão em título desta sub-classe de Enduro, o francês Loic Larrieu, que continua a envergar as cores da equipa de fábrica da TM. Pilotos como os transalpinos Davide Guarneri, Thomas Oldrati, Alex Salvini ou Matteo Cavallo, ou o gaulês Christophe Charlier são outros dos grandes nomes escalados para esta época que terminará no Marco de Canaveses, no próximo mês de novembro.
Texto: Gonçalo Novais
Foto: Filipe Taniko
Data de publicação: 2020-09-16

Comentários
-
-
Jorge Antunes
-